Peteca
Peteca
“Programa de educação para o Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescentes”
Alunos atendidos: 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano.
Período: Abril, maio e junho.
Plano de Ação
Tema: O trabalho Infantil é proibido por lei.
Objetivo Geral:
Ø Conscientizar a comunidade escolar sobre os prejuízos causados pelo Trabalho infantil.
Objetivo Especifico:
Ø Identificar as formas de trabalho infantil existentes na comunidade.
Ø Refletir sobre os danos causados pelo trabalho infantil.
Ø Compreender a importância da criança viver a sua infância.
Ø Conscientizar as famílias quais são os verdadeiros trabalhos que exploram as crianças.
Ø Produzir trabalhos que envolva o ECA “Estatuto de criança e adolescente.
Conteúdo:
Ø ECA Estatuto da criança e adolescente
Ø Os prejuízos do trabalho infantil para a saúde das crianças e para a sociedade.
Ø A Legislação sobre o trabalho no infantil
Ø Dados do trabalho infantil no Brasil.
Ø Quando o trabalho infantil é crime.
Metodologia:
Ø Apresentação do programa para a comunidade escola.
Ø Estudo da cartilha
Ø Palestra com os alunos
Ø Vídeos
Ø Produções artísticas.(parodia, fantoches, poema, versos) etc.
Recursos Didáticos:
Ø Vídeo
Ø Cartolina
Ø Pinceis
Ø Jornais
Ø Fantoches
Ø Tesoura
Ø Revistas
Ø Internet
Ø Data show
Avaliação:
Ø Culminância.
Obs: A cada 3 meses de estudo.
Peteca
Alunos atendidos: 6º, 7º, 8º e 9º ano.
Período:
Plano de Ação
Objetivo Geral:
Ø Conscientizar a comunidade escolar sobre a problemática do Trabalho infantil.
Objetivo Especifico:
Ø Apresentar o programa de educação contra a exploração da trabalho da Criança e do Adolescente.
Ø Identificar as formas de trabalho infantil existentes na comunidade.
Conteúdo:
Ø ECA Estatuto da criança e adolescente
Ø Trabalho infantil Conceitos e modalidades
Ø Os prejuízos do trabalho para a saúde das crianças
Ø A importância de vivenciar a infância
Ø Proteção ao Trabalhador Adolescente.
Metodologia:
Ø Apresentação do programa para a comunidade escola.
Ø Estudo da cartilha
Ø Palestra com os alunos
Ø Exibição do DVD: VOCÊ VIU ROSINHA?
Ø Produções artísticas.
Recursos:
Ø Vídeo
Ø Cartolina
Ø Pinceis
Ø Jornais
Ø Fantoches
Ø Tesoura
Ø Revistas
Ø Internet
Avaliação:
Ø Síntese do aprendizado sobre o tema
Ø Culminância.
Apresentação do programa para a comunidade escola.2010
Estudo da cartilha 2010
Palestra com os alunos 2010
Exibição do DVD: VOCÊ VIU ROSINHA? 2010
Produções artísticas.2010